O mês de Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado todos os anos há três décadas. A campanha tem por objetivo refletir e conscientizar sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e, consequentemente, contribuindo para a redução da mortalidade.
Ressalta-se que o câncer de mama é o câncer mais frequente na mulher brasileira.
Como perceber a doença?
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), a mulher pode perceber um caroço no seio por meio do autoexame da mama. Além disso, também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama; por isso, é importante consultar um médico especialista. Mesmo não havendo sintomas, a indicação é que mulheres com 40 anos ou mais façam o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher que tenha entre 50 e 69 anos deve fazer ao menos uma mamografia a cada dois anos. Atenção: o exame clínico e a mamografia são procedimentos distintos. A mamografia é um procedimento posterior ao exame clínico, que é realizado após diagnóstico médico do próprio exame clínico.
O que pode aumentar o risco de ter Câncer de Mama?
Fatores genéticos, como mãe e irmã terem tido a doença, já ter tido câncer de mama, o que aumenta a chance de ter a doença novamente, e ter tido câncer de ovário. Caso uma dessas características seja familiar, é importante realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano, a partir dos 35 anos.
Sobre o auto-exame
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado.
Como diminuir as chances de ter Câncer de Mama?
Praticar atividades físicas, manter uma dieta saudável e não fumar são ações que podem ajudar a reduzir as chances de desenvolver câncer de mama.
Observação: Mulheres, caso vocês observem alguma alteração na mama, procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Diagnosticar o câncer de mama com antecedência e contar com o suporte de um médico especialista são fatores fundamentais para combater e vencer o câncer de mama..
Fonte:
Instituto Nacional de Cancer José Alencar Gomes da Silva