O que é Hipercolesterolemia/Dislipidemia?
A doença é definida como aumento sanguíneo de lipídios (gordura), como colesterol e triglicérides. O aumento desses lipídios, em especial o Colesterol LDL (conhecido como colesterol “ruim”) leva ao entupimento de vasos sanguíneos ao lesionar a região e se depositar nas paredes dos vasos, formando placas de ateroma e iniciando um processo chamado de aterosclerose. O aumento dessas placas nas paredes dos vasos interrompe ou dificulta o fluxo sanguíneo na região, podendo levar o indivíduo à um Infarto Agudo do Miocárdio IAM; Acidente Vascular Cerebral AVC; Doença Arterial Periférica DAP, entre outras doenças com elevado risco de levar à óbito.
Quem pode participar?
Voluntários com:
- Mais de 40 anos de idade – de ambos os sexos;
- Com histórico de alteração nos níveis de colesterol;
- Que façam uso contínuo de estatinas;
- Com histórico médico de alguma doença cardiovascular (IAM; AVC; DAP).
Objetivo do Estudo
Verificar a eficácia do tratamento com INCLISIRAN na prevenção de eventos cardiovasculares, como IAM, AVC e óbitos relacionados à essas doenças em adultos previamente diagnosticados com doenças cardiovasculares. A medicação em questão foi desenvolvida para auxiliar na diminuição do nível sanguíneo do colesterol LDL, um dos responsáveis pelo avanço dessas doenças cardiovasculares e aumento de óbitos.
Incidência
Acomete mais mulheres com faixa etária média de 42 anos.
Principais sintomas da Doença
Em alguns casos, é causada por outras doenças (hipercolesterolemia secundária), como o hipotireoidismo, ou mesmo por uso de determinadas medicações. No entanto a maioria dos casos se deve à hipercolesterolemia primária, havendo participação de fatores ambientais (alimentação, exercício físico, consumo de bebidas alcóolicas, uso de tabaco, uso de drogas) e hereditários (genética).
Como diagnosticar
O diagnóstico é realizado laboratorialmente, a partir da análise sanguínea e medição dos níveis Plasmáticos de Triglicérides, Colesterol Total, Colesterol LDL, Colesterol HDL, Colesterol VLDL. Além disso, o acompanhamento médico especialista e análise clínica do paciente.