O que o Câncer de Mama Triplo Negativo?
O câncer de mama se divide em subtipos e, entre eles, um é o câncer de mama classificado como triplo negativo. Portanto, este tipo de câncer é denominado assim devido ao seu local de origem, à ausência de receptores hormonais e ao seu potencial de avanço, além do tamanho do tumor.
Quem pode participar?
Voluntários:
- Homens e Mulheres a partir de 18 anos
- Diagnóstico de câncer de mama triplo negativo confirmado
- Ter feito cirurgia de retirada do tumor
- Ter terminado ou estar terminando quimioterapia
Objetivo da Pesquisa
O principal objetivo dessa pesquisa clínica é, portanto, determinar o efeito do tratamento com adagloxad simolenin (OBI – 822)/OBI-821. Portanto, esse tratamento tem como propósito diminuir a chance de retorno da doença na população do estudo.
Incidência
O câncer de mama classificado como triplo negativo é responsável por cerca de 10% a 15% dos cânceres de mama. Além disso, esse tipo de câncer ocorre com maior frequência em mulheres jovens, especialmente aquelas com menos de 40 anos.
Além disso, o câncer ocorre em casos onde não há a presença de receptores de estrogênio, progesterona e da proteína HER2, que são responsáveis pelo controle do crescimento do tumor, das células mamárias e da divisão celular.
Principais sintomas da Doença
Embora o câncer de mama geralmente seja assintomático, quando já apresenta sintomas, em 90% das vezes ele já está acompanhado de um nódulo palpável na mama. No entanto, existem outros sintomas que também podem indicar a presença da doença. Esses sinais, na maioria das vezes, são inflamatórios, e podem incluir:
- Mamilo invertido
- Secreção no mamilo
- Caroço na axila
- Inchaço em parte da mama ou em toda a mama
- Pele da mama com aspecto enrugado
- Dor na mama ou no mamilo
- Irritação na pele da mama
Como diagnosticar
É diagnosticado após uma biópsia, de onde é retirado o nódulo e feita uma análise laboratorial que vai assim definir o tipo de câncer de mama.
O câncer de mama classificado como triplo – negativo cresce e se dissemina rapidamente, tendo opções limitadas de tratamento e um pior prognóstico.
É importante que se faça o autoexame das mamas com frequência para o diagnóstico precoce da doença.
Referências:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-mama-triplonegativo/13793/34/