O que é Câncer de Pulmão Não Escamoso?
Participe deste estudo voltado para pacientes com diagnóstico de Câncer de Pulmão Não Escamoso. Esse tipo de câncer se origina nas células dos pulmões e geralmente apresenta um crescimento mais lento em comparação com o câncer de pulmão de pequenas células.
Quem Pode Participar?
Critérios de Inclusão:
- Idade: Pacientes com idade maior ou igual a 18 anos (Mulheres e Homens).
- Diagnóstico: Pacientes com diagnóstico confirmado de câncer de pulmão avançado, dessa forma, por meio de exames médicos.
Pesquisa Clínica para Câncer de Pulmão
Dessa forma, o estudo clínico tem como objetivo avaliar a eficácia de novos tratamentos para a câncer de pulmão, assim, buscando oferecer alternativas medicamentosas em pacientes que não respondem bem aos tratamentos comuns.
Incidência
Além disso, o câncer de pulmão não escamoso é uma das principais causas de internação hospitalar e morte. Assim, esses grupos de risco são os mais afetados
Principais Fatores de Risco:
- Idade: Mais comum em pessoas mais velhas, especialmente acima de 50 anos.
- Doenças pré-existentes: Histórico de doenças pulmonares crônicas, pois, assim como bronquite ou enfisema, além de diabetes e doenças cardíacas.
- Tabagismo: Fumar, seja de forma ativa ou passiva, aumenta significativamente o risco de desenvolver câncer de pulmão.
- Sistema imunológico comprometido: Pessoas com doenças autoimunes ou que fazem uso de medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico são, portanto mais suscetíveis.
Como Diagnosticar
O câncer de pulmão não escamoso é diagnosticado por meio de uma avaliação clínica detalhada, além de exames de imagem como a tomografia computadorizada (TC) do tórax, biópsias (para análise do tecido pulmonar) e, em alguns casos, exames de sangue para identificar alterações genéticas. Portanto, o médico irá escolher os exames com base nos sintomas do paciente, histórico médico e a suspeita clínica do câncer.
Testes Comuns para o Diagnóstico:
- Histórico médico e exame físico (para avaliar sintomas e fatores de risco)
- Tomografia computadorizada (TC) de tórax (para identificar tumores ou outras alterações)
- Biópsia (para coletar e analisar amostras de tecido pulmonar)
- Exames laboratoriais (como exames de sangue para verificar marcadores e alterações genéticas)
- Monitoramento da resposta ao tratamento, pois é essencial para avaliar a resposta medicamentosa e ajustar o tratamento conforme necessário.
Clinical trials:
https://clinicaltrials.gov/study/NCT04185883?term=CODEBREAK&rank=3